Diverso do que muitos pensam possuir um aquário em casa não requer uma manutenção trabalhosa, mas para isso, devemos montá-lo com os equipamentos corretos. A seguir veja algumas dicas sobre como montar um aquário pequeno – decoração.

Primeiro escolha o local onde o aquário irá ser instalado evitando o contato direto com o sol, bastando apenas um pouco de claridade.

Informe-se se com o vendedor sobre qual é bomba e filtro recomendada para a litragem do aquário. Um aquário com uma boa filtragem e com a quantidade de peixes correta requer em média uma manutenção a cada dois ou três meses e com um pouco de prática ela não irá demorar mais que uma hora.

Um aquário pequeno é bem fácil de decorar, pois bastam algumas plantas naturais ou artificiais, troncos, pedras e adornos para iniciarmos a decoração.

Para não sobrecarregar a estética procure seguir um padrão.

Utilizando as plantas artificiais procure colocar enfeites também artificiais como pedras trabalhadas, barcos de cerâmica, barris, mini-castelos, conchas etc.

Para esses enfeites artificiais monte o fundo do aquário com cascalho claro ou pedras brancas para evidenciar os enfeites.

 

 

Para aqueles que preferem um ambiente mais natural evitem colocar qualquer outro enfeite artificial. Utilize no fundo do aquário um cascalho natural e coloque algumas plantas naturais (que necessitarão de no mínimo 10 horas de iluminação diária), troncos ou galhos secos e pedras naturais que podem ser compradas ou encontradas nos rios montanhas etc.

Sobre os troncos ou galhos secos devemos tomar muito cuidado, pois os que são comprados nas lojas de aquários já passaram por um tratamento, entretanto os que são encontrados nos rios, lagos, e represas podem soltar algum tipo de substância.

Entretanto não há problema algum se ocorrer a mistura de alguns enfeites naturais com artificiais, pois o importante é fazer o gosto do aquarista e manter a saúde dos peixes.