Os aquários de parede são extremamente elegantes e produzem um efeito decorativo de alto nível, sendo muito recomendado em ambientes de trabalho como escritórios, clínicas, empresas, salas de espera e outros. Confira logo abaixo algumas dicas e fotos de aquários de parede.

Existem empresas ou lojas especializadas em aquários que realizam o serviço de projeto e montagem dos aquários de parede, mas infelizmente, por se tratar de uma decoração fina, o preço acaba sendo elevado.

Entretanto, para quem gosta de participar ou realizar seus próprios projetos e participar deles, saiba que não é nada difícil coordenar a montagem de um aquário de parede.

Para isso, basta escolher o tamanho do aquário que deseja montar, escolher o local e iniciar o projeto.

Obviamente, é aconselhável contratar um pedreiro para montar a parede ou “quebrar” a parede onde o aquário será instalado.

 

 

A parede pode dividir ambientes ou não, isso fica a critério próprio.

A largura da parede deve ser exatamente igual à largura do aquário (no caso de dividir ambientes).

Caso seja o aquário que não divida ambientes, a largura do “buraco” pode ser maior.

O comprimento do “buraco” deve ser maior do que o do aquário (óbvio), com uma sobra de aproximadamente 5 a 10 cm ou mais, dependendo do tamanho do aquário.

A altura deve ser aproximadamente de 15 a 30 cm a mais, para a instalação da iluminação, fios de energia etc.

Após feito o “buraco” e dado o acabamento, insira o aquário e para dar o acabamento contorne a parede com molduras de madeira para cobrir totalmente os espaços vagos (conforme imagens).

Na parte de cima é aconselhável colocar uma moldura com dobradiças para facilitar a manutenção o trato dos peixes, etc.

Tudo dependerá de um projeto bem calculado, por isso é muito importante fazer desenhos e cálculos. É muito gratificante projetar uma decoração e vê-la pronta.

Confira abaixo algumas imagens de aquários de parede: