Os aquários plantados estão sendo montado pelos aquaristas devido a diversidade de plantas para aquário que podem ser encontradas nas lojas especializadas.

Primeiramente deve ficar bem claro que não é nada difícil montar um aquário plantado, pois aqueles que já possuem um aquário comunitário já podem iniciar um plantado “nível iniciante”.

As dicas a seguir são destinadas aos iniciantes, pois ao final alguns aquaristas poderão discordar da dispensa do gás carbônico que é utilizado nos aquários montados pelos aquaristas já experientes no assunto. Vale dizer que existem regras no aquarismo, mas toda regra tem exceção.

O primeiro passo é escolher um aquário. O tamanho legal é a partir dos 45 centímetros de comprimento x 30 de largura x 30 de altura (mas nada impede que seja montado com outras medidas).

Depois temos que colocar um substrato e cobri-lo com cascalho fino ou areia. Embora haja a possibilidade de fazer um substrato com húmus de minhoca e laterita o aconselhável é comprar um substrato pronto.

Com relação ao filtro, visando o fator custo-benefício, o ideal é utilizar um filtro externo e não muito potente, pois a correnteza pode danificar as plantas.

Os peixes são de suma importância, obviamente não podemos inserir peixes herbívoros em um aquário plantado ou peixes que cresçam muito, pois o destaque maior é para a decoração e para as plantas.

 

 

As plantas menos sensíveis indicadas para os iniciantes são: elódea, cabomba, musgo de Java cryptocoryne, valisnéria, rabo de raposa, e microsorum.

Para as mencionadas plantas apenas uma boa iluminação bastará.

Conforme já mencionado estas dicas são destinadas aos iniciantes que querem ter o prazer de montar o primeiro plantado. Obviamente o co2 é um “alimento” indispensável para a “fotossíntese aquática”.

Por último, a iluminação é o fator mais importante para o sucesso deste tipo de aquário. A cálculo a ser feito é de 1 watt para cada 2 litro de água (luz fluorescente). Atualmente existem diversos tipos de lâmpadas para aquários plantados, mas a fluorescente do tipo “luz do dia” (encontrada em casas de materiais elétricos) pode ser utilizada. Recomenda-se deixar a iluminação ligada por aproximadamente 10 horas.

 

 

Veja abaixo algumas imagens das mencionadas plantas: