Os carros da Lamborghini são fabricados na Itália pela Automobili Lamborghini, uma empresa especializada no seguimento de automóveis esportivos de luxo e de alto desempenho.

A marca Lamborghini foi fundada por Ferruccio Lamborghini em 1963 para competir com a Ferrari.

A história desta grande marca começou por acaso.

Ferruccio era um rico fazendeiro e construtor de tratores que utilizava somente os veículos da Ferrari. Certo dia, ao deixar sua Ferrari para fazer uma revisão, encontrou-se com Enzo Ferrari e reclamou do sistema de embreagens da marca. Para a surpresa de Ferruccio, Enzo respondeu a crítica dizendo que um simples fazendeiro e não poderia falar mal das Ferraris.

Entretanto, Ferruccio não deixou barato. Disse para Enzo que iria lhe ensinar como fabricar boas embreagens.

O primeiro carro da Lamborghini foi produzido em 1964. O modelo 350 GT era equipado com um motor V12.

Em 1966 foi lançado o Lamborghini Miura, desenhado por Luigi Bertone que também manteve o potente motor V12.

No ano de 1973 o Muira foi substituido pelo Lamborghini Countach, um carro com design extremamente angular e aerodinâmico, também dotado de um potente motor 12 cilindros.

 

 

Em1981 a empresa foi vendida para os irmãos Mimram, que no mesmo ano lançaram o Lamborghini Jalpa e em 1982 o primeiro veículo All Road da marca, o Lamborghini LM002, um jipe equipado com o potente motor Countach.

Novamente, no ano de1987, a Lamborghini foi vendida para a marca norte-americana Chrysler que passou a preparar um motor destinado a carros fórmula 1.

Entretanto, após estreiar na fórmula 1 o motor não obteve sucesso.

Por fim em1998 a Lamborghini passou a pertencer para o grupo Volkswagen.