Um violão desafinado pode ser muito desagradável de tocar e torna a sua música um pouco estranha de ouvir, mas para este problema existem vários métodos bem fáceis de afinar o violão. Confira a seguir mais informações sobre como afinar violão e veja ótimas dicas.

Para quem gosta de tocar o instrumento musical, uma regra essencial é sempre tocar com o violão bem afinado, pois uma só corda que não estiver com o som correto poderá modificar a música e deixar com um som desagradável.

Existem várias maneiras de afinar seu violão, uma das mais práticas é utilizando programas que podem ser instalado em seu próprio computador. Com estes programas você precisará de cabos para ligá-los e ao tocar uma corda de cada vez o programa mostrará se a afinação está boa ou ruim.

Também existe o afinador eletrônico que funciona a base de pilha, este é um dos mais utilizados atualmente, por ser bem exato e podendo levar onde quiser por ser portátil. O afinador eletrônico funciona da mesma maneira do programa de computador, basta ir tocando a corda e mudando aos poucos a afinação, quando a nota estiver no tom correto da afinação uma luz verde irá aparecer.

 

 

Para afinar é necessário que evite qualquer outro tipo de ruído no ambiente, principalmente falar, pois qualquer barulho irá dificultar a capacidade do afinador em casos de estar afinando sem o cabo, apenas com o microfone embutido no aparelho.

Algumas pessoas preferem afinar seu violão apenas ouvindo a nota, este método já precisa de um pouco mais de prática com o instrumento e conhecimento das notas, mas com o tempo você irá aperfeiçoando este método. Para conseguir afinar apenas de “ouvindo” as cordas, bastar conferir se o acorda irá combinar com a corda de cima e ir tentando aos poucos até conseguir um som agradável.