O Brasil é um país banhado por um grande volume de águas navegáveis  e por isso existem muitas pessoas interessadas em saber como tirar Arrais.

O Arrais é obrigatório para quem deseja conduzir qualquer tipo de embarcação de esporte ou recreio em lagos, lagoas, rios, canais e praias. Funciona como a carteira nacional de habilitação para os motoristas de automóveis.

A carteira de Arrais Amador é concedida pela Capitania dos Portos do respectivo Estado.

Os interessados deverão ser aprovados em um exame que é aplicado pela Marinha do Brasil.

Para a inscrição o candidato deverá ter alcançado a maioridade civil (18 anos) para que possa realizar a prova.

Aqueles que desejarem fazer a inscrição deverão preencher o formulário disponível no site da Marinha do Brasil https://www.dpc.mar.mil.br/sisama/requerinsc/registro.asp.

Com o formulário já preenchido o candidato deverá apresentar os seguintes documentos na capitania dos portos mais próxima de sua região:

-cópia autenticada da carteira de identidade (a autenticação poderá ser feita no próprio local de inscrição, mediante a apresentação do documento original)

-cópia autenticada do CPF

-atestado médico emitido há menos de 01 ano que comprove o bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam (o atestado médico é dispensável com a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação dentro da validade

-recibo da taxa de inscrição (gerada através do endereço eletrônico https://www.dpc.mar.mil.br/scam/emitgruscam/indice.htm)

-cópia do comprovante de residência

 

 

Após efetivar a inscrição o candidato deverá comparecer no local e horário indicado pela Marinha do Brasil para a realização da prova teórica que é composta de 40 questões de múltipla escolha. Será aprovado aquele que possuir no mínimo 20 acertos.

Existem despachantes navais que promovem cursos para o teste de Arrais amador.

A prova será elaborada de acordo com as seguintes matérias:

-Luzes de navegação, luzes especiais e regras de governo.

-Sistema de Balizamento Marítimo da IALA região “B”, sinais de perigo e sinais di-versos.

-Manobra de embarcação: atracar, desatracar, pegar a bóia, manobra em espaço limitado com emprego de um e dois hélices, identificação, classificação e nomenclatura de embarcações miúdas e leme e seus efeitos.

-Conhecimentos Gerais de combate a incêndio, incluindo a identificação e manuseio correto de extintores; primeiros socorros; noções de sobrevivência e segurança no mar, rios, lagos e lagoas.

-Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA – Decreto nº 2596/98) e NORMAM-03/DPC.

-Noções de comunicações na navegação interior: equipamentos, procedimentos, freqüência de socorro, chamada e trânsito.

-Noções de sobrevivência no mar.

Após ser aprovado o amador terá sua permissão válida por 10 anos.