A certidão de registro de nascimento é um documento emitido pelos cartórios de registro civil e tem fé pública em todo o território nacional. A primeira certidão ou registro é gratuita e geralmente é feita nos primeiros dias de vida da criança. Em caso de perda ou deterioração do documento saiba como tirar a segunda via de certidão de nascimento – cartório.

O documento de registro ou certidão de nascimento é exigido em diversas ocasiões e formalidades, sendo o documento essencial para comprovar a nacionalidade e naturalidade da pessoa, nome do pai e da mãe e data de nascimento.

A certidão é necessária para realizar vários atos da vida civil como batismo, casamento, separação e divórcio, habilitação em processo ou procedimento de inventário ou arrolamento de bens etc.

Por tal motivo havendo a perda ou a deterioração da certidão de nascimento é recomendado providenciar a segunda via da certidão com brevidade, pois trata-se de um documento de muita importância.

 

 

Para a solicitação da segunda via da certidão é necessário apenas dirigir-se até o cartório onde foi realizado o registro de nascimento, que normalmente é o cartório de registro civil da cidade onde a criança nasceu ou o da região mais próxima.

Alguns cartórios exigem a apresentação do RG ou algum outro tipo de documento que identifique o solicitante.

O preço a ser pago pela segunda via da certidão é de aproximadamente R$ 40,00, e para confirmação do valor basta efetuar uma ligação ao cartório de registro civil da cidade ou região.

Para quem já não reside na cidade do registro de nascimento, basta entrar em contato com o cartório para confirmar o valor do depósito referente ao valor da certidão e  da taxa de correspondência (taxa do correios) que após a confirmação, o cartório providencia o envio do documento sem cobrar nenhum custo adicional.