A matéria Criminologia vem sendo muito cobrada em concursos públicos da área jurídica, principalmente nas carreiras que envolvem o direito penal. Confira abaixo algumas informações sobre criminologiaconceito, método, objeto e finalidade.

Criminologia é a ciência empírica que estuda o crime, o criminoso, a vitima e o controle social dos delitos.

Por ser uma ciência empírica, é certo os métodos utilizados e aplicados à criminologia baseiam-se em experiências, observações, análises e acontecimentos. Por isso não se pode afirmar que trata-se de uma ciência exata.

Do mesmo modo, a criminologia é uma ciência interdisciplinar, pois ela utiliza-se de outras ciências para poder estudar o crime, o criminoso, a vítima e o controle social.

Por tal motivo é fato que a medicina, a psicologia e a sociologia são grandes aliadas à criminologia.

 

 

Pode-se dizer que os objetos próprios da criminologia são:

A busca da etiologia do delito, a análise da personalidade e conduta do criminoso, a identificação dos fatores e circunstancias determinantes da criminalidade e a descoberta e proposição de meios ou formas de prevenção do delito e a ressocialização do infrator.

Como função, a criminologia busca sempre informar a sociedade e os poderes públicos sobre os delitos, o delinquente, a vítima e o controle social do crime; servir como base de informações sobre o crime; buscar soluções para os problemas sociais; e prevenir ou tentar prevenir os delitos.

E síntese, esses são os métodos, objetos, funções e finalidade da Criminologia.