Assim como os cães, gatos, aves ou qualquer outro animal os peixes também acabam adoecendo quando algo de errado ocorre no aquário e isso geralmente ocorre por algum descuido do proprietário ou por pessoas que acabam tendo algum contato com o aquário. Entretanto não é difícil detectar as doenças em peixes um pouco de experiência em aquarismo já basta.

Segue abaixo algumas informações sobre o diagnóstico, sintomas e tratamentos para algumas doenças mais comuns.

Doença dos pontos brancos ou íctio – pontos ou bolinhas brancas espalhadas pelo corpo e nadadeiras – aumentar a temperatura do aquário para aproximadamente 30/32 graus e inserir o medicamento para íctio que pode ser encontrado em lojas de aquarismo.

Hidropisia – o peixe engorda exageradamente e as escamas ficam eriçadas – aumentar a oxigenação e inserir o medicamento de hidropisia que pode ser encontrado no mercado.

Lesão na pele ou fungos – o peixe fica com tufos brancos que parecem bolores ou algodão – inserir um fungicida e aumentar a oxigenação da água.

 

 

Barbatanas esfarripadas ou corroídas – as barbatanas perdem a cor ficando esbranquiçadas ou desfiadas e corroídas – aumentar a oxigenação e trocar 1/3 da água do aquário e aplicar a medicação apropriada.

Putrefação da boca – surge uma camada branca na boca dos peixes ou algumas feridas – aplicar a medicação própria que pode ser encontrada no mercado e aumentar a oxigenação.

Para adquirir as medicações apropriadas basta descrever os sintomas ao vendedor da loja especializada em aquários.

Toda medicação vem acompanhada de uma bula indicando a quantidade correta do medicamento a ser utilizada.

Segue abaixo algumas imagens: