O doutorado em direito é muito procurado por pessoas que já possuem o título de mestre e desejam aprimorar ainda mais seu currículo e estudos. O título de Doutor é conferido apenas aos grandes estudiosos que conseguem alcançar e receber o mais alto grau acadêmico oferecido por uma universidade ou qualquer outro estabelecimento de ensino superior qualificado. A seguir algumas indicações sobre doutorado em direito – onde fazer.

Durante o curso de Doutorado espera-se que o aluno elabore um novo conhecimento, uma nova tese que será validada por publicações e irá colaborar para a ciência da área que se estuda.

 

 

O curso requer um estudo aprofundado e demanda de bastante habilidade do acadêmico sobre a matéria em questão e um bom currículo acadêmico.

O título de Doutor equivale ao termo PHD que é atribuído em universidades anglo-saxónicas.

O termo “doutor” utilizado para referir a médicos, advogados, dentistas, promotores, juízes e outros, não possui o mesmo significado, pois se trata apenas de uma formalidade de tratamento.

No Brasil contamos com vários cursos de doutorado em direito. Veja a seguir algumas instituições de ensino e universidades que oferecem:

Instituto Brasileiro de Estudos Avançados (IBEA) – Curso de Doutorado em Direito com ênfase em Direito do Trabalho http://www.ibea-rj.com.br.

Unisinos – Curso de Mestrado e Doutorado em Direito Público http://www.unisinos.br.

UniCeub Centro Universitário de Brasília – Curso de Doutorado em Direito das Relações Internacionais http://www.uniceub.br.

No Estado de São Paulo e no Estado do Rido de Janeiro a PUC, USP e UERJ também oferecem o curso de doutorado que pode ser consultado através dos sites: http://pos.pucsp.br/direito/doutorado  http://www.direito.usp.br http://www.direitouerj.org.br