Muitas pessoas possuem dúvidas quando vão escrever algumas palavras que utilizam ‘’SS’’ e acabam confundido e trocando por outra letra que tem o mesmo som gramatical e acaba sendo facilmente confundido. Confira a seguir mais informações sobre o emprego de ss e saiba mais sobre as regras ortográficas.

Palavras que utilizam ‘’ss’’ podem ter o mesmo som caso troque por ‘’s’’ e ‘’ç’’ e isto faz com que algumas pessoas se enganem bastante quanto à ortografia, mas existem algumas regras para que todos prestem mais atenção e nunca mais cometam tal erro ortográfico.

Esses erros ortográficos podem prejudicar muito em redações e textos quaisquer, principalmente aqueles com finalidade de avaliar o candidato a uma vaga em instituições de ensino ou até mesmo para emprego, como os concursos públicos. Na redação, a ortografia também conta uma grande parte da nota e para que não confunda palavras com ‘’ss’’ existem algumas regras.

 

 

Geralmente se percebe o uso do ‘’ss’’ quando o verbo termina em “ceder”, por exemplo: conceder = concessão, proceder = processo e outros exemplos semelhantes. Existe outras palavras que podem ser reconhecidas para utilizar o ‘’ss’’ como as que terminam em ‘’gredir’’, por exemplo agredir = agressão, progredir = progressão, transgredir = transgressão, entre outras.

Os verbos que terminam em ‘’mitir’’, ‘’meter’’ e ‘’cutir’’ também estão dentro desta regra, por exemplo, permitir = permissão, intrometer = intromissão e discutir = discussão.

É ideal que decore estes finais de verbos para que sempre saiba empregar as letras ‘’ss’’ nas palavras corretas, podendo usar muito em provas, redações, textos e até mesmo em pequenos bilhetes, pois é sempre bom evitar erros ortográficos.