Confundir algumas letras na hora de escrever é absolutamente normal, mas é necessário que tome muito cuidado para que nunca cometa erros em documentos importantes, pois poderá ser prejudicial a você. Uma letra que muitas pessoas confundem é o “ç”, mas existem várias regras que podem ajudá-lo com essas dúvidas ortográficas. Confira abaixo mais informações sobre a ortografia das palavras e o emprego do ç.

A letra “ç” é muito confundida por ter o mesmo som de algumas outras letras em certas palavras, mas é preciso que preste bastante atenção para que nunca confunda, pois em um vestibular ou concurso público este tipo de erro poderá deixar a sua nota bem menor e em caso de exames e documentos, também poderá causar um grande problema.

 

 

Existem pessoas que já foram demitidas de seu emprego por causa de erros ortográficos ou nem chegaram a conseguir a vaga tão desejada por culpa das dúvidas de gramática ou por cometer muitos erros ortográficos. Para evitar essas dificuldades no trabalho ou nos estudos, é preciso que estude e saiba das regras para empregar a letra “ç” corretamente.

O vocabulário que for de originário da língua árabe, geralmente usa a letra “ç”, por exemplo, açucena, açúcar e outras palavras que tenham essa origem. Palavras que são de origem tupi e africana também utilizam, como por exemplo: cachaça, caçula, Juçara entre outras.

Os sufixos também utilizam “ç”, estas são as palavras que geralmente mais se usam no dia-a-dia, tanto para falar e escrever, alguns exemplos são dentuço, carapuça, lembrança, caniço, atiçar, barcaça, ricaço e muito mais.

A melhor maneira de não errar estas palavras, é decorando estas regras e saber algumas palavras que certamente serão utilizadas para fazer uma redação ou algo deste tipo, ao escrever e ler você acaba memorizando a ortografia das palavras, por isso leia e escreva bastante para melhorar o seu português.