A natureza revela inúmeras atrações naturais que nunca param de surpreender o homem. Assim como os demais recursos naturais a água possui grande magnitude por ser uma fonte de vida humana e por abrigar inúmeras espécies de peixes e animais aquáticos. Confira logo a seguir algumas fotos de peixes grandes.

Os peixes que desde os tempos antigos serviram de alimento para os seres humanos hoje são alvos de preservação e proteção ambiental.

Tal atitude decorre da ameaça de extinção que algumas espécies vêm sofrendo pela pesca predatória e sem controle que alguns criminosos há muito tempo vêm praticando.

É fato que os rios que antes eram habitados por grandes peixes, hoje encontram-se escassos.

A pesca deve e vem sendo controlada por autoridades ambientais que promovem a fiscalização nos rios e mares brasileiros.

Entretanto, tal fiscalização não é capaz de impedir a matança ilegal de várias espécies de peixes que estão sumindo dos rios brasileiros.

 

 

A conscientização do pescador é a arma principal no combate da pesca abusiva.

O que se discute não é o fato de pescar alguns peixes de medidas permitidas, fora do período de reprodução e levar para consumo próprio como fazem muitas pessoas, mas sim e pesca abusiva.

Algumas pessoas, sem nenhuma conscientização, capturam pequenos peixes que podem crescer, reproduzir, repovoar um rio ou dar continuidade à espécie. Isso acaba impedindo o ciclo ambiental e prejudicando o meio ambiente.

A pesca profissional de grandes peixes é permitida e deve ser prestigiada, desde que o pescador a exerça conforme as legislações e normas vigentes. Aliás é uma belíssima profissão.

Os pescadores esportivos também colaboram muito com a preservação das espécies e na conscientização da população.

Confira algumas imagens meramente ilustrativas de espécies de peixes grandes que devem ser preservadas e protegidas da ação ilegal do homem ou da pesca irregular: