Além de ser uma excelente opção de decoração ter um jardim em casa ajuda a alegrar ainda mais o ambiente trazendo uma sensação de alegria e paz. Atualmente contamos com diversas empresas e profissionais especializados no ramo do paisagismo e jardinagem. Entretanto, para aqueles que desejam montar seu próprio jardim pequeno segue algumas dicas de decoração.

Um jardim pequeno pode ser montado de várias maneiras, a primeira dica é plantar grama ou cobrir o chão com pedras e cascalhos.

Caso não haja espaço para plantar uma árvore ou planta de grande porte insira ela em um vaso grande que pode ser enterrado ou deixado sobre o chão. O vaso retardará o crescimento da planta que não alcançará seu tamanho natural.

Caso seja utilizado um vaso de plástico e sem acabamentos, coloque algumas pedras grandes ao seu redor para escondê-lo ou para causar uma impressão de que a planta está enterrada.

 

 

Existem canteiros móveis feitos de cimento ou plástico que são uma ótima opção para um jardim pequeno, pois podem ser facilmente remanejados de um local para o outro e também podem ser enterrados ou retirados a qualquer momento.

Havendo um pouco mais de espaço no local é muito interessante inserir algumas ou uma cadeira, mesa, espreguiçadeira ou bancos de madeira para descanso, ler um livro ou até mesmo tomar um café.

Havendo alguma parede ou muro no local, se possível, pinte-os com uma tinta de cor clara (amarela, salmão, bege, rosa), isso ajudará a destacar as plantas. A cor branca é uma boa opção, porem suja com facilidade.

Segue abaixo algumas imagens de modelos de jardins pequenos: