Para aqueles que adoram as plantas e flores, mas não possuem um quintal muito espaçoso ou moram em um apartamento, uma ótima opção é montar um jardim suspenso que não necessita de muito espaço. Veja a seguir algumas dicas e fotos.

O jardim suspenso pode ser montado em qualquer canto do quintal ou em varandas de apartamentos e sobrados. Para montá-lo basta inserir alguns ganchos nas paredes e pendurar alguns vasos.

Para inserir os ganchos na parede utilize uma furadeira. Após furar a parede coloque uma bucha para fixar os ganchos ou parafusos que devem ser reforçados devido ao peso dos vasos.

Os vasos podem ser pendurados diretamente nos ganchos ou podem ficar suspensos através de cordões, arames ou corretes ligadas aos ganchos.

É possível encontrar diversos modelos de vasos que podem ficar suspensos. Geralmente os vasos de barro ou de cerâmica devem ficar fixados na parede por serem mais pesados. Já os vasos de plástico podem ficar suspensos através de arames ou correntes, pois alguns modelos já vêm prontos para serem pendurados.

 

 

Uma dica muito importante é colocar uma manta acrílica no fundo do vaso, pois ela irá filtrar a água que escorre evitando sujar a parede ou o chão da casa.

A manta acrílica pode ser encontrada em lojas de tecidos ou lojas de aquários, pois ela também é utilizada em filtros de aquários.

Além dos jardins suspensos é possível fazer uma horta suspensa composta de algumas ervas que usamos no dia dia  como a salsa, cebolinha, orégano tec.

Confira abaixo algumas imagens de jardins suspensos: