O motor de popa consiste em um motor com sistema de hélices que promovem o deslocamento de um barco, bote, canoa, lancha ou outro tipo de embarcação de propulsão pela popa ou parte traseira. Confira algumas informações sobre motor de popa Honda – modelos.

O motor de popa é independente do casco da embarcação, podendo ser inserido e retirado a qualquer momento sem interferir no casco ou outra parte da embarcação.

Todo motor de popa necessita de um tanque que combustível que é ligado através de mangueiras. Alguns motores de popa pequenos possuem um reservatório de combustível  interno.

Atualmente podemos contar com várias marcas ou fabricantes de motores de popa, de vários tamanhos, cilindradas, potência e modelos.

Dentre os fabricantes temos a Honda, Yamaha, Mercury, Suzuki, Mariner, Tohatsu, Evinrude, Johnson etc.

Assim como algumas marcas a Honda possui dois tipos de motores: os motores 2 tempos e 4 tempos.

Os motores 2 tempos necessitam de uma mistura de óleo 2 tempos náutico no combustível, geralmente nas proporções de 1 litro de óleo para 40 ou 50 litros de gasolina.

 

 

Já os modernos motores 4 tempos necessitam apenas de óleo em seu reservatório de óleo ou carter, utilizando como combustível somente a gasolina pura.

Um motor 4 tempos economiza combustível, é mais silencioso, emite poucos gases ou fumaça e possui uma maior durabilidade.

Entretanto o custo do motor 2 tempos é significativamente inferior ao custo dos motores 4 tempos, fazendo com que os 2 tempos sejam os mais utilizados.

Um modelo de motor 4 tempos da Honda que é faz muito sucesso e é bastante desejado pelos pilotos de embarcações ou pescadores é o BF 20, um motor muito econômico, forte e suave de se pilotar.