Muitas pessoas preferem ter tartarugas de estimação, sendo um animal mais calmo e silencioso. Para isso, é preciso saber como alimentá-las, como elas vivem, qual o melhor ambiente e outros cuidados essenciais. Confira abaixo mais informações sobre o que a tartaruga come e saiba quais alimentos podem ser oferecidos a ela.

As tartarugas comem alimentos de fácil digestão como os vegetais, legumes, frutas e outros. De maneira generalizada, as frutas são ótimas opções por conter vitaminas e vários nutrientes saudáveis aos animais.

Além destes alimentos comuns em nosso dia-a-dia, há rações de tartaruga, que podem ser encontradas em petshop por preços acessíveis.

As tartarugas geralmente se alimentam duas vezes ao dia, é ideal que dê comida apenas nos períodos do dia que ela prefere se alimentar, procurando por um horário mais adequado.

A presença de um pote de barro com água é essencial para a tartaruga, mesmo para as terrestres. Os alimentos devem ser deixados em um recipiente de fácil acesso ao animal, ou seja, em um lugar plano e aglomerado.

Para quem possui sítio ou chácara e desejam criar tartarugas terrestres como a Jabuti, esta pode viver tranquilamente sem um ambiente aquático, pois sua natureza é sobre a terra, portanto a presença de árvores, gramado, terra e frutas certamente influencia beneficamente em seu desenvolvimento.

Já para os cágados, é essencial um local aquático, seja um pequeno lago ou um aquário adequado.

Em geral, tartarugas apreciam lugares com temperaturas amenas ou quentes, devendo evitar ambientes frios.

Para quem deseja obter mais detalhes sobre os cuidados e alimentos para a tartaruga, recomendamos que consulte um veterinário para lhe orientar e esclarecer ainda mais dúvidas sobre o assunto. Caso suas dúvidas sejam sobre os cuidados com tartarugas de aquário, confiram o nosso artigo sobre TARTARUGAS DE AQUÁRIO.