O uso de CH ou X é muito confundido no português brasileiro, por possuir um som muito parecido é muito comum que as pessoas tenham essa dúvida, mas para quem deseja obter mais conhecimentos de ortografia e mais especificamente sobre o ch ou x, existem várias regras que podem ajudar bastante. Confira a seguir mais informações sobre as palavras com ch ou x e saiba algumas regras ortográficas.

Após a sílaba “me” sempre se usa o X, temos como exemplos as palavras: mexer, México, mexerico, entre muitas outras palavras. Nesta regra só existe uma exceção que é na palavra ”mecha” referente às mechas de cabelo. Sempre após o ditongo usa-se o X, por exemplos, caixote e peixaria, tendo duas exceções para usar o ch, que são as palavras guache e recauchutar.

 

 

As palavras de origem tupi, africana ou exóticas utilizam-se o X, por exemplo, abacaxi, muxoxo e outras palavras. Também utiliza-se em palavras inglesas (sh) e espanholas (j), como xampu e lagartixa. Uma ótimas dica é decorar algumas palavras para nunca confundir, para isso veja algumas palavras com X, como as seguintes: relaxar, roxo, xaxim, xenofobia, rixa, xarope, xícara, xucro, xereta, laxativo, laxante, maxixe e caxumba.

Existem palavras que utilizam CH e X, mas com significados diferentes que confundem a maioria das pessoas como, por exemplo, a palavra chá que é a planta que se utiliza para fazer bebidas, agora quando escrevemos xá, estamos falando do antigo título soberano do Irã.

Outra palavra que é muito confundida é chácara que é uma propriedade rural, agora xácara é a narrativa popular que utilizamos em verbos. Estas palavras são confundidas com facilidade por possuírem o mesmo som, por isso preste atenção em seu significado e escrita.