Muitas pessoa se confundem quando vão escrever palavras com a letra J e G e não sabem certamente quais delas utilizar, assim acabam trocando estas letras e escrevendo as palavras de maneira errada. Confira abaixo mais informações sobre palavras com J e G.

Inverter estas letras pode causar a perda de grande parte da nota em uma redação em concursos públicos, vestibulares e outros meios de seleção de candidatos, então é preciso que veja as regras e palavras certas para não correr o risco de trocar a letra J por G ou ao vice e versa.


Os verbos que terminam com ”-jar ” e ” ”-jear ” sempre utilizam a letra J, por exemplo, viajar, gorjear, bocejar e outros. Existem uma variedade imensa de palavras que possuem a letra J e são confundidas com G, como lojista, jeito, jejum, jerônimo, jiló e muitas outras. Além de estudar é ideal que você escreva e leia bastante pata decorar alguma destas palavras através da escrita.

A letra G alguma vezes possui o som da letra J e acaba sendo confundida com frequência e uma forma de saber disto é sabendo de regras básicas, pois em geral, a regra do G não é difícil de ser lembrada. Sempre que a palavra termina em ”-gio” é usada a letra G como relógio, refugio e outras.

Existem algumas palavras que são muitas vezes confundidas com a letra J, por possuir o mesmo som e para não trocar estas letras é ideal que estude e decore alguma dessas, por exemplo a palavra gentil, gema, geléia, germe, gilete, girar, gentileza, geração, gesso, gergelim, gestos e muito mais, tendo centenas de palavras que são confundidas.

Sempre que surgir uma dúvida comum com as letras J e G, lembrem-se dessas regrinhas e veja se a palavra se encaixa em uma delas.