Atualmente contamos com diversas marcas e modelos de motores de popa disponíveis no mercado. A correta utilização de um motor de popa faz com que ele funcione perfeitamente por vários anos. Entretanto, havendo a necessidade de concerto ou reparo saiba onde encontrar peças para motor de popa.

Uma das peças mais importantes de um motor de popa é o rotor da bomba d’água. Tal peça é responsável por refrigerar o motor levando a água do rio para resfriar seus componentes de superaquecimento.

O rotor é uma peça de plástico que fica localizada na parte interna próxima da rabeta do motor. Ao acionar o motor, mesmo estando parado, o rotor deve levar a água para parte de cima do motor, sendo que para verificar o seu correto funcionamento deve haver um jato ou fio d’água saindo próximo do escapamento. Alguns modelos de motores jogam a água para cima facilitando a visualização. Outros modelos, além de lançar um jato d’água próximo do escapamento, também apresentam um fio d’água pela lateral do motor para facilitar a visualização do piloto.

 

 

Em hipótese alguma o motor pode continuar em funcionamento se o rotor d’água não estiver funcionando, pois se isso ocorrer ele irá superaquecer e poderá “fundir”.

Outra dica importante é visualizar o óleo do câmbio ou da rabeta a cada seis meses ou quando ocorrer algum tipo de impacto ou queda do motor. Havendo o vazamento de óleo o câmbio poderá danificar-se.

As velas também devem ser analisadas periodicamente, vez que caso elas falhem o motor não acionará.

Confira abaixo alguns endereços de lojas especializadas em peças para motor de popa:

http://www.seanauticaloja.com.br/, http://www.goldfish.com.br, http://www.pescaenautica.com.br, http://www.martinellishop.com.br, http://www.tecnautica.com.br, http://www.navegarebom.com.br/, http://www.nauticafuracao.com.br, http://www.impaktopecas.com.br.