Atualmente as pessoas investem cada vez mais em pecas tuning para carros.

O tuning consiste na alteração das características originais de um veículo, seja para deixá-lo com uma aparência mais agressiva ou para aumentar a potência do motor, garantindo ao carro mais performance, segurança e beleza.

Na língua inglesa a palavra tuning significa aperfeiçoamento, ajuste ou afinamento.

A arte do tuning pode ser aplicada em quase todos componentes do veículo, tais como na roda, escapamento pneus, suspensão, lataria, pára-choque, pintura, áudio, bancos, painéis, pedais, manopla de câmbio, iluminação, enfim em diversas partes.

No motor ou mecânica do carro, o mais comum é a instalação de um kit turbo e sistemas de NO² (óxido nitroso).

Devemos ressaltar que qualquer tipo de veículo automotor pode ser “tunado”, pois o tuning envolve diretamente a imaginação e o gosto do praticante da arte.

Até mesmo os veículos utilitários são tunados por seus proprietários tornando-se luxuosos veículos de passeio.

 

 

Grande parte das alterações feitas nos carros inspiram-se nas competições automobilísticas existentes no mundo inteiro ou nos filmes. O filme “Velozes e Furiozos” lançado no ano de 2001 colaborou muito com o desencadeamento do tuning no Brasil, pois muitos carros foram inspirados nos carros de “racha” que apareceram no filme.

Devido ao grande aumento dos adeptos ao tuning, hoje em dia existem diversas lojas especializadas em tuning, as quais oferecem as melhores novidades do mercado.

Veja abaixo os endereços de algumas lojas:

www.tuningparts.com.br, www.w8tuning.com.br, www.saldanhasportuning.com, www.japatuning.com.br, http://www.connectparts.com.br.