O Rio Paraná é muito conhecido por ser um excelente local de pesca de grandes piaparas. Para uma boa pescaria no Rio Paraná é importante seguir algumas dicas.

Algumas Piaparas encontradas no Rio Paraná chegam a medir 70 centímetros de comprimento, por isso o local ficou tão famoso pelos amantes da pesca. Além disso, a piapara é um peixe extremamente forte e briguento, o que traz uma grande emoção ao pescador.

Muitos pescadores costumam fazer uma ceva para a piapara e isso aumenta bastante a chance de pescá-la.

Para fazer uma ceva próximo ao barranco é preferível escolher um local com fundo de pedra e deverá haver correnteza. Pegue um covo (que pode ser feito com uma lata grande cheia de furos com uma pedra dentro ou com um cano), coloque bastante isca, prenda em uma corda e solte até tocar o fundo do rio.

Geralmente as iscas utilizadas nas cevas de piapara são milho cozido, quirera cozida e azeda ou soja também cozida e azeda.

 

 

Para pescar isque o anzol com minhoca, caramujo, massas ou filé de peixe apodrecido, pois o forte odor ajudará a atrair melhor os peixes.

Procure sempre observar a correnteza e lançar a isca da vara um pouco abaixo da ceva ou ao lado.

Entretanto, para fisgá-las é necessário um pouco de experiência. As Piaparas costumam apenas “beliscar”, dificilmente “carregam” a isca, por isso é necessário utilizar uma vara de ponta fina e uma linha não muito grossa (entre 25 a 40 mm).

As piaparas possuem uma boca pequena, por isso utilize anzóis proporcionalmente pequenos, porém com uma boa resistência.

As piaparas geralmente nadam em cardumes, assim ,quando ele for encontrado, há grandes chances de se obter sucesso na pescaria.

Confiram algumas imagens: