As mulheres que passam pela primeira gravidez sempre ficam um pouco desorientadas quanto aos cuidados, sintomas e todos os detalhes, pois é uma experiência nova. Por isso, é preciso que tenha alguns cuidados para manter a gravidez saudável e para que seu bebê nasça com a saúde perfeita. Confira a seguir mais informações sobre a primeira gravidez e algumas dicas e cuidados.

A gestação tem uma duração média de 40 semanas, esse período é contado pelo médico a partir do primeiro dia após a última menstruação.

É ideal que não ingira bebida alcoólica durante os nove meses, esse tipo de bebida faz mal para o bebê e, além disso, faz a gestante ficar com muito enjoo e outros sintomas desagradáveis. Também é preciso que mantenha distância dos cigarros e de ambientes com pessoas que estão fumando, pois a fumaça fará muito mal à você e ao bebê. Se a gestante for fumante terá que fazer um esforço para não fumar durante sua gravidez.

 

 

Uma ótima forma para sentir menos enjôos é se alimentando a cada três horas, se exercite pelo menos um pouco durante a semana e coma alimentos que possuem vitaminas, proteínas e minerais para poder ter todos os nutrientes necessários. Para isso, consulte o seu médico e se informe quais exercícios devem ser feitos e os alimentos mais indicados nessa fase.

Em toda gravidez, a média de peso ganho é de 12 a 18 quilos, não é aconselhável que tente ganhar menos ou mais peso do que isto, pois pode causar complicações para sua gravidez. É preciso que se alimente bem, mas sem exagerar e comendo sempre alimentos que irão fazer bem a sua saúde.

Após a gravidez, na época de amamentação, o óvulo estará sendo produzido normalmente pelo seu corpo, mas é preciso que tome muito cuidado para não engravidar de novo logo em seguida, pois o corpo ainda não está preparado para outra gravidez.

Lembre-se de estar sempre consultando seu médico sobre todos os detalhes de sua gravidez, somente profissionais bem qualificados poderão lhe manter bem informada sobre o que pode comer ou fazer e o que se deve evitar.