A gramática é uma disciplina que gera muitas dúvidas sobre a ortografia da língua portuguesa. As regras de acentos são as principais e é muito importante sabermos acentuar corretamente as palavras, principalmente aos estudantes e todos os profissionais. Confiram a seguir mais informações sobre regras de acento e saiba mais sobre as regras de gramática.

Primeiramente deveremos saber classificar as palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. As palavras com a última sílaba mais forte são chamadas de oxítonas, as que possuem a penúltima sílaba mais forte são as paroxítonas e, por fim, as proparoxítonas são as palavras que têm a antepenúltima sílaba mais forte.

 

 

Uma dica que muitos educadores dão aos alunos é, em caso de dúvida sobre a sílaba mais forte, chame pela palavra como se estivesse chamando seu vizinho no portão da casa. Obviamente a sílaba mais forte será aquela mais prolongada enquanto você chama pela palavra.

De acordo com a regra, todas as proparoxítonas têm acento (exemplos: dúvida, música, oxítona, paralelepípedo, entre outras). As paroxítonas terminadas em –l, – i, – n, – u, – r, -x, – ã (ão), – os, – uns, – um e ditongos* recebem acento, assim temos como exemplos as palavras: fácil, júri, hífen, bônus, açúcar, xérox, órfã, órfão, bíceps, fórum, álbuns, farmácia e outras. As oxítonas terminadas em – a (s), – e (s), – o (s), – em, – ens e ditongo também deverão ser acentuadas. Exemplos: maracujá, café, pó, alguém, parabéns, herói.

Temos também algumas regras diferenciadas como os ditongos abertos que são palavras com – ói, éu, éi, todos eles devem ter acentos (herói, rói, anéis, idéia). Os hiatos (vogais se separam nas sílabas) também têm acento (ba-ú, sa-í-da).

Há também os acentos que servem para mudar a entonação como no caso de pode e pôde, forma e fôrma.

O plural de alguns verbos também leva acentos como o verbo ter (ele tem, eles têm), vir (ele vem, eles vêm), entre outros.

 

*ditongo é a junção de duas vogais na mesma sílaba, como re-mé-dio, far-má-cia, He-rói, entre outras palavras. Reparem que há duas vogais unidas numa mesma sílaba.