O Cadastro de Pessoas Físicas é um documento emitido pela Receita Federal que possui validade em todo o território nacional. Através do CPF a Receita Federal Brasileira armazena informações sobre os cidadãos e indivíduos registrados em nosso país. Confira logo mais algumas informações sobre segunda via do CPFcomo tirar.

O antigo cadastro de identificação civil, o famoso CIC, foi substituído pelo Cadastro de Pessoas Físicas, um cartão azul contendo o nome do inscrito e o número do cadastro.

Entretanto o tradicional cartão de CPF também não está mais sendo emitido, pois foi substituído pelo comprovante de inscrição no cadastro de pessoas físicas, um serviço que está disponibilizado no site da Receita Federal e pode ser emitido via internet, sem nenhum custo.

Confira o passo a passo para obtenção do comprovante de inscrição no CPF:

Acesse o site da Receita Federal ou clique no link http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp.

 

 

Informe o número do CPF, nome do titular, nome da mãe do titular, data de nascimento do titular, número do título de eleitor do titular e digite os caracteres de segurança que aparecerão ao lado do quadro de informações. Após clique em consultar e continue o procedimento até gerar a página de impressão que aparecerá na tela.

Uma dica muito importante é verificar se na carteira de identidade “RG” não há o número do CPF já inscrito, pois atualmente visando diminuir o número de documentos, algumas cédulas de identidade já trazem o número do Cadastro de Pessoas Físicas.