As tartarugas são um dos animais de estimação comuns principalmente para quem possui quintal com mais espaço ou uma varanda arejada com mais interferência da natureza. Aos interessados, confiram a seguir mais informações sobre como cuidar de tartarugas de aquário.

As tartarugas de aquário podem ser colocadas em diversos locais, sendo mais indicados jardins de inverno ou varandas, onde temos uma temperatura agradável e com maior incidência de luz solar, além do ar livre que é benéfico ao animal.

Quanto mais semelhante à natureza, melhor será o desenvolvimento de sua tartaruga. Para quem possui sítio ou chácara, ou até mesmo um jardim grande, é possível planejar uma pequena lagoa com troncos, um pequeno tablado de madeira para que elas possa descansar sob a luz do sol rodeado de água, já que sua natureza é aquática.

É importante que esse ambiente adequado para tartarugas tenha este espaço com muita água e uma parte de terra firme (seja com pedras, madeira ou a terra).

Porém, para aqueles que pretendem um local pequeno para tartarugas menores, há aquários adequados com todas essas características para que seu animal de estimação viva bem.

Esses aquários são muito semelhantes aos de peixes, com estrutura de vidro resistente, porém com um espaço de pedras ou terra sobre a água.

A iluminação também é essencial para estes aquários, por isso procure deixá-lo próximo a uma janela ou com luminárias que garantem uma boa claridade ao aquário inteiro.

Quanto à alimentação, tartarugas comem geralmente frutas, verduras e legumes, sendo de fácil digestão e natural, porém pode-se encontrar facilmente rações de tartaruga em petshop.

Para mais detalhes sobre como cuidar das tartarugas de aquário, consultem um biólogo ou veterinário para lhe orientar e esclarecer outras dúvidas sobre o assunto. A seguir há algumas fotos.