Atualmente podemos contar com diversos modelos de vasos para jardim que além de acomodarem as plantas servem como um excelente objeto de decoração para sua casa, apartamento, escritório, empresa etc.

Para escolher o local onde o vaso ficará é necessário conhecer um pouco sobre a planta para que ela receba a quantidade de luz adequada, pois algumas plantas necessitam de uma boa quantidade de luz solar e por um longo período do dia enquanto outras podem vegetar apenas com uma boa claridade e um pouco de luz artificial.

Podemos contar com modelos de vasos que podem ficar em ambientes internos e externos, dos mais variados formatos e materiais como barro, plástico, vidro, porcelana, alumínio, cimento, madeira etc.

O tamanho do vaso deve ser proporcional ao tamanho ou quantidade de plantas para que ele não tombe com o vento ou sufoque as plantas. Não dúvida é melhor escolher um vaso maior do que menor, pois a saúde da planta é muito importante.

 

 

Até mesmo os vasos velhos podem ser reaproveitados e se tornarem um objeto de decoração após uma boa pintura ou reforma.

A criatividade também pode ser muito útil na hora de montar um vaso, pois existe pessoas que fazem diversos objetos se transformarem em vasos como uma garrafa, uma bacia velha, uma banheira, uma caneca e outros.

Alguns modelos de vasos são mais utilizados para certas espécies de plantas. As flores requerem vasos mais cumpridos ou largos. Já os coqueiros e palmeiras vegetam melhor em vasos mais fundos. As orquídeas preferem vasos de xaxim ou fibra de coco. Seguindo essas dicas além de uma boa estética as plantas ficarão melhores e mais saudáveis.

Confira algumas imagens: